Open top menu
quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Protegido pelos morros e pela mata atlântica o Bairro de Perus tem vida própria e ares de cidade grande. Para muitos moradores da cidade de São Paulo, ouvir falar sobre Perus, é ouvir falar sobre outra cidade.

“Todo mundo pensava que aqui era uma cidadezinha, como se fosse Caieiras, assim pequenina. Ninguém sabia que aqui era um bairro, mas agente lutava pra dizer que era um bairro. Fizeram dois plebiscitos para transformar o bairro em Cidade, mas isso nós não queríamos. Eu votei contra porque queria pertencer à cidade de São Paulo”, relata Neide di Sandro Aoun, moradora do bairro há mais de 30 anos.

O bairro está localizado na zona noroeste da cidade de São Paulo por onde passam duas importantes rodovias: a Bandeirantes e a Anhanguera, e faz parte do antigo caminho para a região de Campinas e Jundiaí.

De acordo com Silvio Maia, comerciante e morador de Perus há mais de cinco décadas: “As pessoas que vem para cá, dificilmente retornam para os lugares de onde vieram, elas ficam aqui”.

No inicio do século passado, o calcário era a grande riqueza natural de Perus, e atraiu um grupo canadense que em 1926 inaugurou no bairro uma fábrica de cimento, a Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus. O cimento produzido em Perus tinha qualidade e a fábrica era uma das únicas no país, por isso até o final da década de sessenta, o cimento produzido no bairro ajudou a construir o Brasil.

“Saiu muito cimento aqui de Perus para construção de Brasília, os caminhões faziam filas enormes. Além dos caminhões os trens carregavam muito cimento que eram destinados a Indústrias, Hidrelétricas e a construção de novos prédios. A grande maioria das pessoas que moravam no bairro trabalhavam na fábrica de cimento. Existiam pequenas indústrias porém a fábrica de cimento era o forte do bairro”, afirma Nelson Bueno, representante do Instituto de Ferrovias de São Paulo.

O distrito é dividido em três polos: industrial, residencial e comercial. A parte industrial concentra-se, em sua maioria, às margens da rodovia Anhanguera. A região comercial fica localizada próxima a estação de Perus. Enquanto que o polo residencial se situa nas extremidades do distrito.

Atualmente cerca de 160 mil pessoas moram em Perus. Geograficamente a região é administrada pela subprefeitura de Perus e composta por dois distritos: Anhanguera e Perus.
Editoria
Different Themes
Edivaldo Alves

Estudante de Jornalismo na Universidade Nove de Julho. Atualmente trabalha como redator web na Editora Taboca.

Postagem mais recente
This is the last post.

0 comentários

Postar um comentário